Cobertura do Suspect: Pheromosa e Mega Metagross em OU

Feito por Celticpride. Traduzido por Luna.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »

Introdução

Olá, e bem-vindo à cobertura do terceiro e quarto suspect test de OverUsed. A tier OU ainda está em seus estágios iniciais, e assim como em BW e ORAS, não são poucas as ameaças que se encontram fortes demais para o metagame. Nesta edição de "Cobertura do Suspect", nós iremos dar uma olhada nos alvos dos rounds 3 e 4. O terceiro round foi centrado em Pheromosa, uma das ameaças mais rápidas e dominantes da história de OU, que foi considerada uma grande restrição ao desenvolvimento do metagame. O quarto e mais recente suspect test centrou-se em um inseto mais avançado tecnologicamente, Mega Metagross. Este suspect estava longe de ser claro, com o conselho e o público votante tendo opiniões divididas, e seu resultado foi muito mais apertado.


Pheromosa

Pheromosa by Tikitik

Arte por Tikitik.

Um Novo Metagame

Quando os base stats dos Pokémon foram revelados graças ao datamine de Sun & Moon, Pheromosa imediatamente se destacou. As Ultra Beasts como um grupo tinham algumas distribuições de stats únicas, com alguns deles (Xurkitree, Guzzlord, Kartana, Pheromosa e Nihilego) recebendo distribuições bem desiguais. Ela possuía altíssimos 151 de base Speed, sendo mais rápida que quase todo o metagame de OU sem boost algum. Além disso, Pheromosa ostentava elevadíssimos stats de Attack e Special Attack. Sua distribuição de stats lhe deu o apelido de "Deoxys Forma Barata" pois seus base stats eram similares aos de Deoxys-A e Deoxys. Porém, Pheromosa também possuía suas falhas; péssimas defesas, uma combinação de tipos insuficiente em alguns aspectos e uma movepool que inicialmente foi considerada escassa. Contudo, mesmo considerando essas pequenas falhas, ainda era esperado que Pheromosa emergisse como uma potência, e pedidos por um quickban foram comuns.


Pheromosa

Nos primeiros dias do metagame de SM, Pheromosa teve um set inicialmente proeminente, o set Life Orb physical. Esse set ficou popular ao funcionar como um atacante rápido que aproveitava-se de um ataque com STAB muito poderoso em High Jump Kick. U-turn com STAB também tornava esse set muito efetivo em ganhar momentum. Pheromosa complementava esse set com opções de coverage como Ice Beam, para eliminar checks comuns e resistências a Fighting, como Landorus-T, e Poison Jab, para ameaçar Fairy-types que resistiam aos seus moves com STAB. Porém, não era muito difícil lidar com esse set. Logo no início do metagame de SM, Aegislash era um paredão para Pheromosa (e após o quickban de Aegislash, pedidos por um quickban de Pheromosa aumentaram gradualmente). Outras medidas como Buzzwole Roost e Toxapex também surgiram para lidar com Pheromosa. Os rankings de viabilidade iniciais refletiram isto, uma vez que Pheromosa se encontrava em um baixo A-.


Marés da Mudança

A princípio, era pensado que Pheromosa fosse uma ameaça pouco versátil. No entanto, ao longo do tempo mais sets surgiram, pois Pheromosa não precisava de coverage extensiva para ser eficaz. Sets Choice Scarf mantinham um poder ofensivo competente enquanto tornavam-se revenge killers ainda mais fantásticos. Embora mais obscuros e menos notáveis, sets Choice Specs ou Choice Band eram alternativas no lugar de Life Orb pois não causavam um desgaste gradual. Choice Band funcionava muito similarmente ao set Life Orb physical, com a falta de recoil permitindo que Pheromosa sobrevivesse por mais tempo. Choice Specs fornecia uma maneira de dizimar switch-ins comuns do set Life Orb physical, e permitia que Pheromosa usasse opções de niche como Hidden Power Electric e Hidden Power Ground para atrair checks, como Mantine e Alolan Marowak, respectivamente. Um set com Rapid Spin + 3 ataques também havia se tornado uma opção viável, permitindo que Pheromosa preservasse sua destreza ofensiva e ao mesmo tempo fornecesse uma sempre valiosa função de hazard removal.


Pheromosa

Sets Quiver Dance, com Fightinium Z em especial, tornaram-se os sets marcantes de Pheromosa. Graças a Quiver Dance, Pheromosa podia fazer sweep muito bem, pois dar revenge kill nela após um boost sem prioridade era muito difícil. Sets Quiver Dance também eram capazes de fazer wallbreak, pois podiam usar um Z-Focus Blast +1 para esburacar os cores adversários. Beast Boost também contribuía para as capacidades de sweep deste set, uma vez que sets Quiver Dance tinham EVs distribuídos para conseguir boosts em Special Attack. Isso permitiu que esses sets criassem um efeito bola de neve, especialmente por usarem um Z-Move no começo. Uma coverage Bug / Fighting / Ice era muito potente, e limitava as respostas defensivas a um nível restritivo. Substitute também podia ser usado no lugar de Quiver Dance com Z-Focus Blast, pois Pheromosa forçava muitas switches. Diferentes Z-Moves também podiam ser usados com Quiver Dance, com Z-Hyper Beam esmagando Toxapex, como exemplo.

Suspect Test e Conclusão

Quando a hora finalmente chegou para Pheromosa, não havia muito para se discutir. Pheromosa foi banida com uma porcentagem de 92% a favor do banimento, uma das maiores em toda a história dos suspects tests de OU. Embora ela tenha tido uma estadia um pouco mais longa do que o esperado na tier, ela chegou ao fim em seu devido tempo.


Mega Metagross

Suspect Test

Mega Metagross não é nenhum estranho para suspect tests, tendo evitado um banimento na geração passada por um triz. As características positivas de Mega Metagross são inúmeras, e é fácil ver o porquê dele ter sido uma ameaça digna de um suspect. Ele possui um bulk excelente, graças à sua combinação de tipos e stats. Isso fez com que Mega Metagross pudesse facilmente achar oportunidades para dar switch-in e causar dano, diferentemente de outros "glass cannons", como Pheromosa e Greninja. Além disso, Mega Metagross tem uma Speed tier fantástica de 110. Sua Speed tier também recebeu um ligeiro buff, pois a Speed ganha após uma Mega Evolução passou a ser aplicada no mesmo turno da mesma em vez de um turno após. Isso ajudou Mega Metagross a vencer ameaças como Keldeo sem Choice Scarf. Para um wallbreaker com a coverage de Mega Metagross, uma Speed tier alta o beneficiava, pois assim checks mais lentos podem ser derrotados por um move de coverage, enquanto checks mais rápidos e revenge killers carecem do bulk necessário para dar switch-ins repetidamente. Sua coverage também é bastante variada, e o único move fixo de Mega Metagross é Meteor Mash. Ele pode usar Hammer Arm ou Earthquake para vencer Steel-types comuns, Ice Punch para derrotar Landorus-T e Garchomp, e muitos outros moves de coverage de niche para eliminar certas ameaças, como Hidden Power Fire para vencer Mega Scizor. Ele também podia usar opções de utilidade, como Bullet Punch para um move de prioridade com STAB ou Pursuit para reter ameaças que sofrem check de Mega Metagross, como Psychic-types.


Mega Metagross

O principal set de Mega Metagross era um simples set all-out attacker. Meteor Mash traz um efeito secundário, tendo 20% de chance de aumentar o Attack de Mega Metagross por 1 estágio. Mega Metagross era ameaçador o suficiente sem um boost em Attack, e com +1 em Attack era muito mais difícil lidar com ele. Hammer Arm e Earthquake cobrem a maioria dos Steel-types, o que é essencial para qualquer wallbreaker. Thunder Punch atingia Water-types bulky como Toxapex e algumas outras ameaças, como Celesteela. No último slot, Ice Punch podia atingir Ground-types bulky com força, eliminando supostos checks como Landorus-T e Garchomp. Juntos, Ice Punch e Thunder Punch forneciam uma combinação "BoltBeam" proporcionando a Mega Metagross uma ótima coverage neutra. Zen Headbutt também era uma opção no quarto slot, pois dava um forte move com STAB secundário que mais notavelmente atingia Mega Venusaur super efetivamente. Opções de utilidade como Bullet Punch também podiam se encaixar no último slot.

O argumento anti-ban defendia que Mega Metagross não era capaz de usar todos seus moves de coverage de uma vez e, como resultado, um conjunto de checks situacionais podiam derrotar Mega Metagross dependendo de qual coverage ele estivesse carregando. Alguns checks defensivos também podiam derrotá-lo no 1v1; por exemplo, Landorus-T podia derrotar Mega Metagross Ice Punch, supondo-se que o 1v1 acontecesse após Mega Metagross perder Clear Body. Houveram também alguns poucos revenge killers capazes de vencer Mega Metagross, como Garchomp Choice Scarf e Greninja. Previsões corretas também eram essenciais, pois Mega Metagross podia facilmente ser desgastado a partir do dano causado por entry hazards ou Rocky Helmet, limitando sua capacidade de permanecer efetivo a longo prazo.


Conclusão

O suspect test foi controverso, e a porcentagem final é um reflexo disto, com uma contagem final de 63% a favor do banimento. Com dois bans consecutivos, o metagame de SM muda rapidamente. O processo de tiering continuará seu curso, com mais suspect tests fadados a acontecerem, enquanto SM busca tornar-se um metagame mais balanceado.

HTML por Kris.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »