Cobertura do Suspect: Mega Sableye em ORAS OU

Feito por p2. Arte por h_n_g_m_n. Traduzido por Ninjacalibur.
« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »
Arte por hanagaman

Poucas semanas antes do encerramento de ORAS e do início de SM, o conselho de OU decidiu testar Mega Sableye novamente, dando à comunidade uma última chance para decidir o seu futuro. Mega Sableye já havia passado por um suspect test anteriormente, mas esse test também incluiu Shadow Tag. Muitos jogadores achavam que Mega Sableye era ofuscado por Shadow Tag, já que a maioria só queria que a ability fosse banida imediatamente.

Basicamente, a maior reclamação dos jogadores era a combinação de Mega Sableye com um Pokémon que pudesse prender oponentes (inicialmente era Choice Band Weavile e depois, Dugtrio) para remover Pokémon capazes de quebrar ou pressionar fortemente equipes stall, como Heatran, Kyurem-B, Mega Gardevoir, Tyranitar Choice Band, entre outros.

A ideia de um suspect test para Dugtrio ou para Arena Trap foi rejeitada, já que o problema principal não era Dugtrio, e sim a limitação que Mega Sableye exercia na construção de equipes, tornando stall um playstyle difícil de lidar. Dugtrio era beneficiado enormemente pela presença de Mega Sableye, mas não ao ponto de merecer um suspect test.

Suspect

MSab
Sableye @ Sablenite
Ability: Prankster
EVs: 252 HP / 112 Def / 144 SpD
Careful Nature
- Fake Out
- Foul Play
- Will-O-Wisp
- Recover

O papel de Mega Sableye tem sido o mesmo durante os últimos dois anos. Sendo um Pokémon defensivo com acesso a recovery confiável e Magic Bounce, ele consegue sobreviver durante partidas longas e fornece uma role compression extremamente única e importante a times defensivos. Isso significa que ele pode dar switch-in constantemente para refletir entry hazards ou moves de status como Taunt e Toxic, dificultando o trabalho de Pokémon que dependem de Taunt, como Mew e Gengar. Além disso, muitos dos companheiros de equipe comuns de Mega Sableye limitam a eficiência de stallbreakers, especialmente quando muitos destes stallbreakers, como Tornadus-T, Gengar, Tyranitar Choice Band, Heatran, Mega Diancie e Mega Gardevoir são facilmente prendidos por Pursuit ou Arena Trap. Com isso, o metagame fica muito restrito e com maneiras limitadas de lidar com times de stall, já que pressionar estes times é difícil devido à falta de usuários confiáveis de entry hazards.

O principal argumento contrário ao ban vinha do fato de que as equipes haviam simplesmente se adaptado à presença de Mega Sableye e que ele não era um problema na tier. Esse argumento também se baseava na falta de bulk de Mega Sableye e na sua dependência excessiva de Recover para manter seu HP alto, especialmente considerando que ele é constantemente forçado a tomar dano ao dar switch-in em Pokémon como Landorus e Garchomp defensivos. Clefable Stealth Rock também se tornou mais popular, já que podia facilmente derrotar Mega Sableye e usar Stealth Rock ao forçar um switch. À medida que o metagame se adaptava, sets como Alakazam Dazzling Gleam, Garchomp Swords Dance + Life Orb e Bisharp Lum Berry também ganhavam popularidade. Estes sets podiam fazer lure ou setup contra Mega Sableye, limitando assim sua eficiência. Outros argumentos defendiam que Dugtrio e trapping eram os principais fatores para o sucesso de Mega Sableye, mas mesmo se Dugtrio fosse banido, times com Mega Sableye ainda seriam restritivos demais.

Razões para retestar Sablenite

A maior razão do retest de Sablenite foi um problema levantado por uma grande maioria da comunidade: matchup. Mega Sableye era um dos Pokémon que mais influenciavam as matchups na tier, já que Magic Bounce refletia moves de status e neutralizava usuários de Taunt como Mew, um dos métodos tradicionais de quebrar stall. Mega Sableye também neutralizava alguns usuários de Stealth Rock como Landorus-T, Garchomp e Tyranitar defensivos, e aqueles que conseguiam pressionar Mega Sableye eram derrotados por um de seus melhores e mais comuns parceiros, Skarmory. Os cores e as equipes que envolviam Mega Sableye eram extremamente restritivos e existiam pouquíssimas maneiras de derrotá-los. Desde DPP, derrotar times de stall geralmente consistia em usar Stealth Rock ou outra entry hazard e pressionar o oponente com wallbreakers, enfraquecendo-o lentamente. Isso força o usuário de stall a tentar remover as hazards ou colocar-se em uma boa posição através de predicts, para assim recuperar o controle do jogo. Mega Sableye impossibilita essa estratégia, já que com Magic Bounce o seu treinador tem controle total da situação das entry hazards e os jogadores são forçados a usar wallbreakers específicos se quiserem ter uma chance contra stall. Trappers como Dugtrio e Weavile amplificavam o problema ao remover stallbreakers que conseguem pressionar times defensivos, como Mega Gardevoir, Choice Band Tyranitar e Tornadus-T. Sem Mega Sableye, ganhar o controle das entry hazards possibilita uma maneira eficiente de combater stall, mesmo com a presença de trappers.

Metagame do Suspect Test

A diferença entre o metagame regular e o do suspect test é massiva, já que o alvo do teste foi um Pokémon defensivo. Mega Sableye prejudica Pokémon como Mega Medicham, Mew e Gengar, além de usuários de hazards como Skarmory, Terrakion, Azelf e Ferrothorn. Sua ausência também possibilita que jogadores não necessitem usar wallbreakers específicos para derrotar equipes de stall com Mega Sableye. Como muitos previram, Pokémon Psychic-type ficaram muito melhores durante o teste; Mew e Mega Medicham, por exemplo, perderam um de seus melhores counters. Mew ficou quase tão bom quanto era um XY, mas ainda foi prejudicado pela popularidade de Weavile, já que Weavile é mais rápido que Mew, diferentemente de Tyranitar Choice Band, e ainda é um bom Pursuit trapper. O aumento no uso de Mew também foi bom para a tier, já que ele pode derrotar Mega Medicham. Reuniclus também melhorou, já que sem Mega Sableye ele tem liberdade para usar Focus Blast para atingir os Pokémon Dark-type.

Conclusão

71 jogadores votaram para decidir o futuro de Sablenite, e uma supermaioria de 65,67% votou para banir o item. Apesar do fim de ORAS como geração principal, o formato ainda será jogado em torneios oficiais como a WCoP e a SPL. Muitos estão satisfeitos com o resultado, já que o metagame fica mais balanceado com a remoção de um dos elementos considerados mais prejudiciais à tier.

« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »